sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Homem vs máquina

Sem qualquer hesitação escolhi a engenharia electrotécnica como futuro. Ingressei numa faculdade afim de aprofundar os meus conhecimentos e no fim do curso, poder exercer a profissão que me cativou.
Mas, depois de algumas discussões saudáveis com amigos e conhecidos sobre a engenharia (muitos acredito que discutam mesmo por dor de cotovelo... :P ) dei comigo a pensar o que seria o futuro desta área. Ou seja, em risco não estará com certeza. Mas dependerá tanto assim a Humanidade dos inventos e da evolução da engenharia?
E o Homem? Poderá conviver em harmonia com a evolução?

Gostaria de tomar conhecimento da opinião de quem vê o tema por fora pois a minha abordagem tende a ser tendenciosa...

Para finalizar o pensamento deixo um video com alguma carga simbólica de como seria se o Homem necessitasse de substituir integralmente a Máquina (passo a publicidade).

Eduardo Carvalho

19 comentários:

Anônimo disse...

É caso para dizer... Este Homem, é uma Máquina...

Anônimo disse...

O homem evolui com a máquina, mas a verdade é que a máquina não evolui sem o homem.
O homem vive sem a máquina, mas a máquina não existe sem o homem.
A engenharia permite-nos controlar a máquina, permitindo assim uma vida com mais qualidade e sobretudo mais facilitada...

Anônimo disse...

É caso para dizer que sem as maquinas produzidas com a ajuda de todas as engenharias a vida seria um caos.

Anônimo disse...

Bem digamos que ha uma relaçao maquina homem e homem maquina, o homem precisa da maquina para trabalhar e a maquina precisa do homem para evoluir. Entao se formos a ver nao é homem vs maquina mas sim a sua aliança para especie humana

Anônimo disse...

Caso pra dizer mesmo que o mundo precisa da "maquina".

Vital para o dia-a-dia do homem. Sem ela...

A "era industrial" esta bem enraizada na humanidade.

Anônimo disse...

Neste momento é impensável viver num mundo sem máquinas. No entanto, estas nunca vão conseguir substituir totalmente o homem, e este vai sempre ser preciso para a invenção de novas tecnologias, e as máquinas apenas para as produzir em série.

O vídeo surge como um exemplo engraçado dessa situação.
Venha mais ;)

Anônimo disse...

pah.. so esse video ate merece um coment.. ondwe e que foste desencantar isso???? LOOL

dizes que queres opinioes de quem ve isto do lado de fora.. pah mas isto de pedir coments a gajos que tao no mesmo curso que tu se calhar tambem nao e boa ideia! digo eu!! assmi numa opiniao muito de fora! lol

mas aqui entra outra questao algo importante.. sera mesmo necessaria toda esta tendencia evolucional? o que acontecera quando esgotarmos todas as fontes de conhecimento e nos tornar.mos sabedores de tudo?

RAmaro disse...

A máquina evolui para satisfazer a necessidade do homem e até agora tem auxiliado todos os pontos. Num futuro próximo a tecnologia tende apoderar-se de todas as actividades quotidianas, sendo que a nossa "maquino-dependência" está em causa. Talvez cabe ao homem estabelecer um limite à inteligência da máquina, pois esta poder-se-à tornar inteligente demais e provocar efeitos indesejados na nossa vida. Mas não digo que a evolução das maquinas e da Inteligência Artificial não seja importante, muito pelo contrário, estão-nos a facilitar as tarefas mais monótonas e metódicas, diminuindo "o nosso desgaste"!

Anônimo disse...

A evolução da tecnologia trás muitas vantagens ao nosso mundo, mas é obvio que a medida que as maquinas se desenvolvem, maior vai ser o número de desemprego, é um problema que temos de enfrentar, e vai-se agravar num futuro relativamente próximo. Não faço ideia como vai ser resolvido, mas vão ter de ser tomadas medidas. De resto é um problema demasiado complexo para abordar num simples comentário. Boa Sorte no trabalho x)

Hugo Rodrigues disse...

opa tens uma questao muito boa pa....

bem vamos por partes:

a maquina sem o homem nao evolui.
mas a medida que a sociedade evolui e por consequencia, moderniza, o homem cada vez fica mais dependente da maquina...

pa e uma questao que pode dar horas e horas de conversa....

men.... eu sou apenas mais um com uma opiniao, mas se quiseres discutir... força nisso.


a minha ideia absoluta e que cada um depende do outro.

Anônimo disse...

o homem já conseguiu viver sem a máquina, neste momento uma regressão de tal maneira q deixassem de existir maquinas penso que o homem iria ter muitas dificuldades para sobreviver sem os 'pequenos luxos' a que elas nos permitem.
no entanto a maquina é que não consegue viver sem o homem, pelo menos até agora não sei até onde a evolução nos pode levar, e quem sabe dar autonomia aos robots, e ai quem poderia viver sem o outro, eram as máquinas.

Mas isso é uma visão um bocado utópica, a evolução é precisa, e não devemos encarar a evolução dessa maneira (homem vs maquina), mas sim os dois do mesmo lado.

Anônimo disse...

O homem e a maquina são dois aliados, pois a maquina precisa do homem para evoluir e e maquina do homem para a desenvolver e a aperfeiçoar

Anônimo disse...

Muito bem. Então conseguiríamos substituir a maquina pelo homem. Supondo que existia uma maquina que substitui-se um juiz num tribunal, esta maquina estaria programada com com todas as leis para julgar os arguidos. Seria justo julgar essas pessoas por uma maquina que apenas se limita a seguir regras, ou por um homem que tb se limita a seguir regras mas tem sentimentos, emoções, senso comum, podendo leva-lo a errar, pois tb estaria em jogo a raça, a diferença homem/mulher etc...

Anônimo disse...

Mas em parte isso já existe, tipo detector de mentiras, apenas não é utilizado devido ao direito de defendermos-nos de liberdade. Se algum dia fosses acusado de uma cena que não tivesses feito aceitavas ser julgado por uma maquina?

Na minha opinião a evolução tecnológica estará sempre subjacente à ambição do homem de querer sempre mais e mais sem olhar aos meios e consequências que se torna vitima do próprio homem.

Anônimo disse...

Cadastrado disse... facilitar as tarefas mais monótonas e metódicas, diminuindo "o nosso desgaste"!

Aumentando o desemprego.

Anônimo disse...

Homem vs máquina? Mas quê? A guerra já começou?? Pensava que era mesmo só nso filmes! xD
Para começar sem o computador não seria possível fazer download pirata e levar à falencia centenas de produtoras, o que diga-se, é bem fofinho!
Depois ver gajas nuas e videos erónicos (disse bem, erónicos) é agradável! Sem o computador teríamos de ir concretizar os nossos desejos mais profundos pessoalmente. Resumindo a máquina é mesmo boa e cada vez mais presente no dia-a-dia (conceito de portabilidade), conseguindo nós assim evitar contactos e interacções (des)necessárias e mesmo permitir que alguém faça o trabalho que ninguém quer fazer. Quero um emprego (e de preferência sem muito trabalho)... :-|

VIVA A EVOLUÇÃO CARAGOOOO! :p

Miguel Maia disse...

A ciência evolui porque há o anseio de descobrir como poupar tempo, como satisfazer a carência x, como economizar y, como acabar com o flagelo que afecta milhares de pessoas.
Como há viabilidade técnica que colmata o anseio, esse desejo transforma-se repentinamente numa necessidade em que, de forma inata, se arranjam semelhanças entre a cura para uma doença e a simples vontade de satisfazer "pequenos prazeres".
A ciência é louvável porque é progresso, mas este progresso, este pequeno passo justificará o sacrifício de fundos que poderiam ser mais eficientemente aplicados?

V Nascimento disse...

O Homem é uma autêntica Máquina, pois consegue inventar e programar, ao contrário da Máquina que executa o que o homem programa.
A dificuldade que o homem tem em inventar a máquina, contrasta na simplicidade e facilidade que esta oferece nas suas finalidades.
Logo a Máquina depende do Homem e o Homem serve-se da Máquina...
A parte da Engenharia, deixo para os "futuros" Engenheiro falarem.

Anônimo disse...

Sexy ? ahahah
deves ser sexy so se for da cintura para baixo ! qer dizer nem isso deves ser ! ou seja nem homem es ! cuidate puto !