terça-feira, 6 de novembro de 2007

A Madrasta Natureza...



Toda a gente hoje em dia sabe o que é uma catátrofe natural... Algo vulgar talvez! Ou uma época de seca até venha a calhar em pleno Inverno, já que assim podemos usufruir do nosso guarda-roupa sem nos preocuparmos com a malfadada precipatação...
Após todos estes incidentes naturais (ou não..) podemos ouvir os mais diversos comentários, desde o simples "É o tempo que temos..!" até à mais extremista "se Deus existisse nada disto aconteceria..!!".
Se confrontarmos estes acontecimentos com o comportamento normal da Natureza verificamos obrigatóriamente que algo está mal... Mas o que será?! Será que ninguém sabe a resposta ou será mais cómodo ignorar..?

“Deve-se esperar que acontecimentos extremos causados pela mudança climática tenham consequências graves cada vez maiores no futuro. Isso significa que devemos estar preparados para novos tipos de risco climático e possibilidade de perdas maiores. . . . Tendo em conta a importância da prevenção, faríamos bem em nos preparar para mudanças dramáticas.”
—“Topics Geo—annual Review: Natural Catastrophes 2003.”

Este é um dos inúmeros artigos que nos falam sobre mudanças climáticas mas que tem uma palavra algo excêntrica nos dias de hoje: refiro-me obviamente à prevenção... Um vocábulo de certa forma difícil de pronunciar, não?
Para ser mais objectivo perguntaria que excluindo o Ser Humano, aquele que domina o Mundo e o único Ser inteligente no Reino Animal, alguma outra espécie causa maior desgaste a esta "Madrasta" do que nós próprios...
Mesmo sendo Ela nossa Mãe em todos os sentidos, tratá-mo-la como nossa "Madrasta", talvez porque seja mesmo essa a obrigação dela.
Aos meus amigos que por curiosidade ou solidariedade quiserem contribuir para tratar a Natureza como "Mãe" comece por pequenos gestos, mesmo sendo estes escravos duma clausura chamada preguiça...
Para finalizar alguns pensamentos curiosos, esperando que façam pensar quem os lê e que não sirvam apenas de enfeite!

Actualmente, porém, a comunidade internacional não consegue nem mesmo entrar em acordo sobre se as atividades humanas contribuem para o aquecimento global, quanto mais concordar sobre como lidar com ele. Essa situação traz à lembrança a verdade bíblica: “Não é do homem . . . o dirigir o seu passo.” (Jeremias 10:23) - http://www.watchtower.org/t/20050722/article_02.htm

"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)

"A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos."
(Jean-Jacques Rousseau)

"Não acuse a natureza, ela faz a parte que lhe cabia. Agora, faça a sua."
(John Milton)

"Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso." (Tsai Chih Chung).

sábado, 1 de setembro de 2007

IVG - aborto despenalizado e agora??

Em primeiro há que distinguir IVG (interrupção voluntária da gravidez) de aborto... Poder-se-à dizer que o conceito de ABORTO abrange na generalidade o conceito de IVG, ja que IVG é um aborto provocado. Há ainda o aborto espontâneo...
Agora podemos refletir sobre a temática mais consciente dos conceitos. Mas será pertinente depois de tanto monólogo em torno deste tema falar algo mais que lhe diga respeito??
Gostaria porém de levantar algumas questões:

- Depois da lei aprovada em Assembleia da Répiblica (e também em referendo) esta lei foi piblicada em diário da républica mas muitos profissionais de saúde recusam-se a cumpri-la, alegando objectores de consciência. Mas será que qualquer profissional de saúde deveria ter esse "previlégio"? Não nos devemos esquecer que muitos destes senhores tem clínicas privadas que fazem o mesmo mas duma forma "remunerada"...

- Depois do referendo muitos dos eleitores votantes conseguirá saber se tomou a decisão certa, visto esta não ter ainda resultados práticos? Quanto tempo teremos de esperar para estes aparecerem? Ou vão por as grávidas em lista de espera e chamá-las passado bastante tempo, o suficiente para o bebé ter nascido?!

- Espero pela vossa opinião. Deixo-vos aqui alguns liks que podem consultar...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Interrup%C3%A7%C3%A3o_volunt%C3%A1ria_da_gravidez

http://www.womenonwaves.org/set-1020.191-pt.html

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=2195&op=all

http://espiritismoandreluiz.weblogger.terra.com.br/img/aborto.gif

http://www.javierarcenillas.com/images/ellas01.jpg

- Agradeço desde já a vossa opinião!!


quarta-feira, 29 de agosto de 2007

my first time...

Estava uma bela noite de Verão e aí pensei... um blog?! Não seria má ideia...
Já cheguei até aqui.. Normal, as instruções até são facéis de seguir... Mas e para que vou eu criar um blog?
A resposta é simples... Aqui vou "escrever" tudo o que apetecer sem que ninguém me venha chatear ou aborrecer com cenas do género "és mesmo idiota" ou "que posição tão extremista...."!!
Uma promessa: vou escrever sobre tudo aquilo que achar pertinente e quem não se importar de comentar agradeço, pois nunca é demais conhecer o ponto de vista alheio!!!
um obrigadinho a quem leu isto até ao fim...