sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O mundo é uma efeméride



É incrível a pequenez do Ser Humano e a forma como o indivíduo se sente tão importante. É desejável que tudo gire em torno do umbigo ou então pelo menos que gire de forma controlável. A zona de conforto identificada na "pirâmide de Maslow" é algo tão básico e que transmite a confiança necessária para que se possa pensar num epicentro em torno da vontade própria.

Hoje não escrevo mais um texto. Descrevo uma situação, uma que me fez sentir tão inútil e tão pequeno que senti uma certa dificuldade em encontrar-me por mim próprio. Só depois de uma mensagem escrita de alguém que faz mover todos os dias o epicentro da minha vida voltei a concretizar a minha validade enquanto Ser único.

No âmbito de um trabalho a ser realizado para a cadeira de Laboratórios Multimédia fui com o meu grupo visitar o IPO do Porto. Uma visita muito superficial, onde apenas caminhei pelos corredores banais onde passam centenas de vultos todos os dias. Eu apenas fui mais um entre eles. Nesse caminho passei por algumas salas de espera com ar sombrio e pouco acalorado e uma ala de pediatria que cada "frame" tocou a minha essência. Isto passa, amanhã não será nada!

É brutal o contacto com algo que nos diz que a fragilidade do Ser pode ser assustadora. Pode não, é! E eu sem nada poder fazer além de continuar a respirar... 

Resumindo o meu estado de espírito, tudo o que possa fazer é tão insignificante que me deixa impotente sobre a realidade. Até porque não se trata só de ajudar e partilhar o sofrimento alheio mas sim de uma condição que usufruo agora e não sei quanto tempo demoro a ir "desta para melhor".

Resta-me continuar a aprender a viver ao invés de simplesmente existir. Sinto-me importante e privilegiado pelo que sou para os que me rodeiam. Quero merecer ser o que sou!  E mais uma vez há uma pessoa cuja existência faz com que a minha ganhe nova forma, nova vontade e um sorriso que espero motive aqueles que me olham. É responsabilidade acrescida mas é tão bom saber que se é importante para alguém, de alguma forma saber que se tocou a sua vida.

"Tudo o que eu posso fazer é proteger a felicidade das pessoas ao meu redor." Kenshin, Samurai X.


Partilho um vídeo já pouco "actual" mas pertinente.