terça-feira, 6 de novembro de 2007

A Madrasta Natureza...



Toda a gente hoje em dia sabe o que é uma catátrofe natural... Algo vulgar talvez! Ou uma época de seca até venha a calhar em pleno Inverno, já que assim podemos usufruir do nosso guarda-roupa sem nos preocuparmos com a malfadada precipatação...
Após todos estes incidentes naturais (ou não..) podemos ouvir os mais diversos comentários, desde o simples "É o tempo que temos..!" até à mais extremista "se Deus existisse nada disto aconteceria..!!".
Se confrontarmos estes acontecimentos com o comportamento normal da Natureza verificamos obrigatóriamente que algo está mal... Mas o que será?! Será que ninguém sabe a resposta ou será mais cómodo ignorar..?

“Deve-se esperar que acontecimentos extremos causados pela mudança climática tenham consequências graves cada vez maiores no futuro. Isso significa que devemos estar preparados para novos tipos de risco climático e possibilidade de perdas maiores. . . . Tendo em conta a importância da prevenção, faríamos bem em nos preparar para mudanças dramáticas.”
—“Topics Geo—annual Review: Natural Catastrophes 2003.”

Este é um dos inúmeros artigos que nos falam sobre mudanças climáticas mas que tem uma palavra algo excêntrica nos dias de hoje: refiro-me obviamente à prevenção... Um vocábulo de certa forma difícil de pronunciar, não?
Para ser mais objectivo perguntaria que excluindo o Ser Humano, aquele que domina o Mundo e o único Ser inteligente no Reino Animal, alguma outra espécie causa maior desgaste a esta "Madrasta" do que nós próprios...
Mesmo sendo Ela nossa Mãe em todos os sentidos, tratá-mo-la como nossa "Madrasta", talvez porque seja mesmo essa a obrigação dela.
Aos meus amigos que por curiosidade ou solidariedade quiserem contribuir para tratar a Natureza como "Mãe" comece por pequenos gestos, mesmo sendo estes escravos duma clausura chamada preguiça...
Para finalizar alguns pensamentos curiosos, esperando que façam pensar quem os lê e que não sirvam apenas de enfeite!

Actualmente, porém, a comunidade internacional não consegue nem mesmo entrar em acordo sobre se as atividades humanas contribuem para o aquecimento global, quanto mais concordar sobre como lidar com ele. Essa situação traz à lembrança a verdade bíblica: “Não é do homem . . . o dirigir o seu passo.” (Jeremias 10:23) - http://www.watchtower.org/t/20050722/article_02.htm

"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)

"A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos."
(Jean-Jacques Rousseau)

"Não acuse a natureza, ela faz a parte que lhe cabia. Agora, faça a sua."
(John Milton)

"Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso." (Tsai Chih Chung).